quarta-feira, abril 14

Frases erradas


Escrever é se aventurar a cometer erros.
Será que não cometi um erro ou mais na frase acima?
Gosto de escrever e cometo muitos erros, o que dizer de pessoas que pouco escrevem e quase ou nada lêem!
Escrevo ao computador e conto com o corretor do Word e muitas vezes ele me “corrige” fazendo a frase que estava certa sair errada – quem usa o Word sabe o que digo -.
Em outras vezes, nós dois erramos.
Escrevo e faço a minha correção e quando faço o “post” muitas vezes encontro outros erros e alguns outros passam despercebidos ou simplesmente eu não tenho conhecimento suficiente para saber que está errado – os por quês então nem se fala, já desisti e escrevo todos eles iguais, e todo mundo entende -.
E tenho a certeza que se eu tivesse o costume de reler dias após meus “post’s” encontraria outros erros, pois como desenhista projetista tenho a experiência e sei que quando eu erro algo no projeto, erro achando que estou certo e, portanto posso olhar inúmeras vezes e dificilmente perceberei o erro. Por isso a necessidade de um revisor para o projeto.
Pena eu não ter um revisor para o que escrevo – não se intimidem... -.
Só como exemplo, no parágrafo acima, o corretor do Word sublinhou “Pena eu” e deu-me como certo “Peno eu”. O corretor não conseguiu entender o significado da frase.
Mas estou falando disso por causa de duas frases que li ontem.
Em uma faixa institucional enorme com letras garrafais, falando de um circuito ciclístico, trocaram “internacional” por “internaciolal”.
Fiquei pensando: o fato do cara que escreveu ou plotou a faixa ter errado não é lá um crime muito grande, mas o cara que foi pegar a faixa não percebeu o erro? E as pessoas que subiram a escada encostada ao poste para fixarem-na não viram também? Normal! Mas e o cara que estava lá comandando o serviço? Ele não viu nada? Achei absurdo!
Poucos minutos depois, mordi a língua! Estando em um elevador panorâmico que utilizo regularmente, li uma frase em uma placa que vejo quase todos os dias, escrito “os que os olhos...” em vez de “o que os olhos...”
O erro na placa da clínica está lá há anos e eu a li inúmeras vezes e nunca havia percebido o erro! Talvez a bela proprietária – pelo menos acho que é a proprietária – não tenha também percebido o erro ou não a trocou por economia.
Mas enfim... Só pode errar quem escreve.
Vamos escrever! Escrever é a melhor forma de aprender e ensinar a pensar!

Um comentário:

Humberto Orcy da Silva disse...

a primeira frase resume tudo: escrever é se aventurar a cometer erros.