quarta-feira, junho 17

Só tú Brutus??


Em meio a crise no Senado Federal, surge a todo momento políticos bem conhecidos e jornalistas mais ainda, querendo fazer crer que José Sarney é apenas um personagem burlesco e sem importância na política brasileira.
Da mesma forma, querem colocar todos os pecados do Senado nas costas de Sarney.
É verdade, que o senador está uma vida inteira na política – e por isso mesmo, não pode ser considerado sem importância na política brasileira –, e creio, que a mais de três décadas no senado. Todos sabemos que o Senador não é flor que se cheire, mas a culpa é de toda a casa. Todos os Senadores são culpados. Uns por patrocinarem as falcatruas, outros por se beneficiarem delas, outros por omissão e talvez alguns até por incompetência. Mas a culpa é de todos os Senadores.
E fazer pouco caso de Sarney é burrice. Ele e sua família comandam a política em pelo menos dois estados brasileiros (Maranhão e Amapá), é Presidente do Senado, é um líder importante do maior partido do país, além de ter sido o primeiro Presidente do Brasil após a redemocratização.
Não foi eleito pelo voto direto. Mas foi eleito sim, pelos políticos que receberam voto popular para defender os interesses dos brasileiros e, não podemos esquecer que, com exceção do PT – não que isso exima os Senadores petistas de suas responsabilidades -, todos os partidos que existiam a época apoiaram o Colégio Eleitoral que elegeu Sarney.
Mas parece que ninguém sabia das coisas que aconteciam e acontecem no Senado. Parece que a culpa é só do cara aquele que tinha uma legião de fiscais...lembram?
Até o chutador-mor de cachorro morto, Senador Pedro Simom, faz de conta que não sabia nada, se fazendo de neófito na política brasileira.
Aliás! Poderíamos aproveitar esse gancho e finalmente adotarmos o unicameralismo

Nenhum comentário: