terça-feira, junho 30

O Leitor


Tirando um filme aqui e outro ali na tv, eu estava totalmente afastado não só do cinema, mas do vídeo também. Mas isso até que tem um lado bom. Quando se assiste a tudo, se assiste a muita porcaria! Agora eu entro numa locadora e quase tudo é lançamento para mim.
Não gosto daqueles filmes que tem o cara “fortão” que bate em todos, ganha todas as mulheres, não erra um só tiro e faz os maiores milagres sobre rodas.
Também não sou daquela opinião que o cinema bom, é apenas aquele que faz as pessoas pensarem e crescerem com ele. Cinema também é, e sempre foi entretenimento!
Neste final de semana vi, e achei muito bom o filme “O leitor”( The Reader ) de Stephen Daldry – que dirigiu “As horas”, em que três mulheres, têm suas vidas influenciadas pela obra de Virginia Woolf. -.
Tirando os batidos clichês de todos os filmes que abordam, seja lá de que forma a questão do anti-semitismo, o filme além de ser muito bem dirigido e ter interpretações impecáveis, faz a pessoa que prestar um pouco de atenção, perceber que - não que tenhamos de nos entregar totalmente ao hedonismo - devemos sim, aproveitar aqueles momentos maravilhosos que se apresentam em nossas vidas sem se preocupar sempre com o amanhã.
O amanhã é incerto! Mas o que sentimos no presente é seguramente o que há de mais tátil e real.
Além disso, o filme mostra também – mesmo que de uma forma muito velada -, que não podemos julgar os outros apenas com nossas concepções. Devemos primeiro, tentar entender os motivos ou faltas de motivos que fazem as pessoas a agir como agiram. Isso sem falar quando julgamos outras culturas, totalmente diferentes da nossa ou então julgamos atos do passado, quando nem ao menos sabíamos como era viver em tal época.
Há pecados no passado, que transformam-se em atos éticos com o passar dos anos...e vice-versa.
Recomendo para quem gosta de um bom filme

Um comentário:

Bárbara disse...

Muito bom! Mas eu não gostei no quesito entreterimento... achei paradão, quase não tive saco de ir até o fim. Gostei mais daquele outro que acho que o nome é mesmo "nuremberg", que mostra todo o julgamento. Mas gostei da moral da história que acabei de ler aqui. Como sempre, adiciona-me. Beijos!